Preparamos esta FAQ com as principais dúvidas e respostas das equipes que implantaram ou desejam implantar a opção de cobrança por cartão de crédito e boleto para seus atletas e alunos.
1) O que é a opção de recebimento por Cartão de Crédito e Boleto Treinus?
2) Quem já utiliza esse modelo de cobrança?
3) Existe algum custo para habilitar essa funcionalidade?
4) Como proceder para habilitar?
5) Quais são as taxas para utilizar o serviço?
6) Qual o valor para taxas de transferências?
7) Em quanto tempo o dinheiro estará disponível na minha conta?
8) Posso cadastrar todos os planos que possuo?
9) Quem cadastra os dados do cartão do aluno?
10) Este modelo será apenas para cobrança recorrente?
11) É somente para crédito?
12) É obrigatório para todos alunos?
13) O que é chargeback?
14) Chargeback no seu grupo?
15) É possível emitir nota fiscal pela cobrança recorrente através do Treinus?
16) Habilitar transferência de resgate automático
1) O que é a opção de recebimento por Cartão de Crédito e Boleto Treinus?
É uma modalidade de pagamento inteligente, pois ocorre em períodos pré-determinados pontualmente de forma automática por cartão, ou emissão de boleto.
Neste caso, o cliente (aluno) escolhe o plano na Loja de Planos e conforme a configuração ele irá optar por pagar via Cartão ou Boleto.
2) Quem já utiliza esse modelo de cobrança?
Academias, Netflix, Spotify, etc.
3) Existe algum custo para habilitar essa funcionalidade?
Por enquanto não, vamos oferecer inicialmente a implantação gratuita para clientes do Treinus. Porém poderá haver custos de implantação mais a frente.
4) Como proceder para habilitar?
Solicite a liberação da sua área no e-mail relacionamento@treinus.com.br
5) Quais são as taxas para utilizar o serviço?
Cartão de Crédito: 5,52% sobre o valor cobrado.
Boleto bancário: 5,52% sobre o valor cobrado.
Estas taxas são debitadas do valor cobrado pelo plano do atleta.
Em ambas condições, o valor mínimo da taxa será R$ 4,74.
6) Qual o valor para taxas de transferências?
Correntistas Bradesco: sem custos. Outros bancos: R$ 3,67.
7) Em quanto tempo o dinheiro estará disponível na minha conta?
Para os recebimentos via cartão de crédito, estará disponível para você em 33 dias após o pagamento.
Para os recebimentos através de boleto, em até 3 dias úteis.
8) Posso cadastrar todos os planos que possuo?
Consulte a nossa equipe de suporte.
9) Quem cadastra os dados do cartão do aluno?
O próprio aluno dentro do seu perfil, basta ele seguir o passo a passo abaixo:
Financeiro -> Cartão de crédito -> Realizar cadastro
10) Este modelo será apenas para cobrança recorrente?
Não.
11) É somente para crédito?
Sim
12) É obrigatório para todos alunos?
Não, você escolhe quais alunos podem utilizar esse modelo de cobrança.
13) O que é chargeback?
O chargeback é a solicitação de cancelamento de uma transação por parte do portador do cartão junto ao banco.
Esse cancelamento é comunicado ao adquirente que repassa essa informação para o lojista. O portador não pagará essa transação para o banco, o banco não paga para o adquirente e por conta disso o lojista não recebe o valor dessa transação.
O chargeback (ou cancelamento da transação pelo portador do cartão) pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- Desacordo Comercial: ocorre majoritariamente quando o produto recebido não condiz com aquilo que era esperado pelo comprador (ex: tamanho, cor, qualidade) ou por danos ocorridos no processo de entrega.
- Fraude deliberada: um fraudador utiliza os dados de uma pessoa idônea para fazer transações.
- Auto fraude: o cliente simula desacordo comercial, alegando que há algum problema com o compra para cancelar o pagamento.
- Fraude amigável: o cliente cancela o pagamento por não reconhecer a compra, que pode ter sido realizada por um parente próximo, por exemplo.
No contexto de assessorias esportivas o chargeback provavelmente não deve ser problema, normalmente o chargeback acontece em empresas de varejo, principalmente produtos como eletrônicos, vestuário, passagens aéreas, etc.
15) É possível emitir nota fiscal pela cobrança recorrente através do Treinus?
Por enquanto não é possível utilizar o Treinus para emissão de notas fiscais de serviço. Você deverá utilizar outros meios para emissão das notas fiscais.
16) Habilitar transferência de resgate automático
Após a liberação da cobrança recorrente do Treinus configure o seu resgate automático, assim o valor disponível vai ser transferido na sua conta de forma automática.
Orientamos para os correntistas do Banco Bradesco a configuração diária, pelo fato de não existir taxa de transferência para o Banco Bradesco.
Para os demais bancos, sugerimos que seja semanal.
*consulte o item 6 desse material para relembrar informações sobre a transferência
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